A Verdadeira Origem do Natal


Olá amigo leitor, tudo bem? Estamos às vésperas da festa considerada pelo mundo a mais importante do ano, mas você sabe qual a verdadeira origem do Natal? Árvores enfeitadas, presentes, músicas natalinas e o famoso "espírito de natal" da onde tudo isso veio? O que na verdade é comemorado?

Bom vamos lá... lá em Roma, em meados do século 2, mês de dezembro, o povo festejava, era uma homenagem ao nascimento de alguém que segundo eles veio para trazer benevolência, sabedoria e solidariedade aos homens. Então eles consideravam essa época extremamente sagrada e faziam cultos religiosos para celebrar. Enquanto isso, as famílias trocavam presentes e prestigiavam o momento.

Mas não. Essa comemoração não era o Natal, mas sim uma homenagem ao deus persa Mitra, que representa a luz e nesta época, tornou-se uma das divindades mais respeitadas para os romanos. Eles celebravam no dia 25 de dezembro o solstício de inverno, assim como muitos povos antigos que cultuavam seus deuses nessa época, como os egípcios, gregos, chineses, e também alguns povos que cultuavam o "menino Tamuz" filho de Semíramis uma rainha mitológica que fundou a babilônia.

Mas como chegou aos dias de hoje e é considerada uma festa cristã se nada tem a ver com isso? É aí que está. Roma com o passar dos anos foi se tornando a capital do cristianismo e essa festa precisava ser incorporada de alguma forma entre os cristãos; foi então que um importante historiador Cristão decidiu comemorar o nascimento de Jesus e instituiu esse dia para isso, assim as festas do "solstício" ao Deus sol continuariam de forma oculta. Com o tempo, e com a expansão do cristianismo essa comemoração ganhou influência dos povos nórdicos, que incorporaram às árvores de natal, decoração colorida das casas, e elementos da ceia.

Bom, como podemos notar, o natal nada tem a ver com Jesus ou com o nascimento Dele, apesar de ser uma época de união das famílias e de amor ao próximo, o significado por trás de tudo isso é uma tradição milenar de diversos povos e cheia de ocultismo.

Não espere por datas comemorativas para amar ao próximo, abrace e ame sua família o ano todo, reveja todos os dias os seus conceitos, seja feliz e lembre-se que Jesus não habita em datas, e sim em nossos corações. Deus abençoe!

Colaborou,
Jonas H. Pierozan

Comentários

Postagens mais visitadas